PROJETO BOLINHA DE SABÃO e PROJETO DÓ-RÉ-MI- FÁ ( AEE Multidisciplinar)




IMG_0776

IMG_0777

IMG_0778

IMG_0779

IMG_0780

IMG_0781

IMG_0782

IMG_0783

IMG_0784

IMG_0785


IMG_0787

IMG_0788

IMG_0789

IMG_0791

IMG_0792

IMG_0796

IMG_0797

IMG_0798

IMG_0801

IMG_0802


IMG_0804

IMG_0805
Projeto

DÓ-RÉ-MI-FÁ




                                                        PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

·         Daysi Ladwig
·         Giane Fiorenzano Jorge Pinto
·         Rúbia Coelho


Itajaí - 2011


Projeto DÓ-RÉ-MI-FÁ

“Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e as outros.” (BRASIL, 2001.)


OBJETIVO

                  Proporcionar aos educandos atividades de musicalização visando o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e cultural.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a capacidade auditiva;
  • Exercitar a atenção e a concentração;
  • Despertar a capacidade de análise e seleção de sons;
  •  Liberar suas emoções;
  • Desenvolver um sentimento de segurança e auto-realização;
  • Desenvolver a expressão corporal, o  ritmo  e a linguagem;
  • Desenvolver a percepção espacial (eu, o ambiente e o outro);
  • Desenvolver a coordenação motora ampla.


JUSTIFICATIVA

                  Este projeto tem como finalidade trabalhar a musicalização de maneira lúdica.    A idéia de se trabalhar com a musicalização surgiu devido as experiências anteriores em que o crescimento individual e coletivo foi significante. A proposta a princípio era trabalhar a estimulação da linguagem oral por meio das cantigas de roda, porém surgiu a oportunidade de uma parceira com uma musicista do Laboratório da Música, especializada em musicoterapia, portanto, tendo em vista tal importância, o projeto foi criado. 
                 Constata-se que a música causa um efeito em todo aquele que a escuta, seja de forma positiva ou negativa, sempre de acordo com a experiência pessoal de cada indivíduo. Podemos pensar em várias atividades humanas em que temos a música presente, tais como festas comemorativas, funerais, cinema, nos carros, entre outros. Segundo Galvão (2006), “... a reação humana ao discurso musical raramente é de indiferença. Isso traduz a experiência musical como uma experiência emocional socialmente compartilhada...”.
            Já com relação a tocar um instrumento musical, este apresenta uma complexidade de ordem motora e cognitiva ao necessitar da coordenação de ambos. Por isso Galvão (2006) evidencia que “... tocar um instrumento musical é uma das mais complexas atividades humanas pelo tipo de demanda que faz ao sistema de conhecimento como um todo.” Envolve questões emocionais, de coordenação motora fina, os sentidos visuais, auditivos e sinestésicos, entre outros.
            Assim, a relação entre cognição e música pode ser explorada sob diferentes facetas, uma vez que os textos musicais precisam ser elaborados em nosso cérebro para que sejam externalizados a sua compreensão para o ambiente.



Isso interage com características específicas de um aprendiz que, incluem personalidade e estilo cognitivo, equilíbrio emocional, traço de ansiedade, entre outros. Assim, [...] aprendizes têm de ser capazes de superar sérias limitações de ordem física, emocional e cognitiva. (GALVÃO, 2006, p. 170)


                 Portanto, nosso objetivo com as crianças do projeto “Bolinha de Sabão” será trabalhar as muitas dimensões cognitivas relacionadas à atividade musical, através da autorregulação, memória e ansiedade. Com isso elas serão desafiadas a superar seus limites cognitivos através da música, utilizando tanto recursos de canto quanto instrumentos musicais.





PÚBLICO ALVO

                 Educandos com diagnóstico clínico de atraso no desenvolvimento – que necessitem de intervenção na área da linguagem – com idade entre 04 e 07 anos, regularmente matriculados no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí – CEMESPI.


CRONOGRAMA

                 No decorrer do ano de 2011, na segunda terça-feira de cada mês, com duração de uma hora.


PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS E ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Daysi Ladwig - Psicologia
  • Giane Fiorenzano Jorge Pinto – Educacional Especializado
  • Rúbia Coelho – Fonoaudiologia


COLABORADORA E ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Gisele  Cugnie Barbosa Gonçalves  -  Musicista do Laboratório da Música


AVALIAÇÃO

                 O projeto será avaliado pela sua contribuição no desenvolvimento da linguagem dos educandos, bem como a sua motivação e participação. Além da interação no grupo e a promoção da autoestima.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


GALVÃO, Afonso. Cognição, Emoção e ExpertiseMusical. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 22, n. 2, p. 169-174, mai.- ago. 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries: Arte. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2001.



DSC04394

DSC04400

DSC04401

DSC04402

DSC04896

DSC04897

DSC05445

DSC05446

DSC05447

DSC05448

DSC05449

DSC05454

DSC05455

DSC05456

DSC05457

DSC05459

DSC05460

DSC05461
DSC05462

DSC05463

DSC05464

DSC05465

DSC05620

DSC05621+-+C%C3%B3pia

DSC05621

DSC05622

DSC05623

DSC05624

DSC05625

DSC05626+-+C%C3%B3pia+%282%29

DSC05626+-+C%C3%B3pia

DSC05626

DSC05630+-+C%C3%B3pia

DSC05630

DSC05631

DSC05632

DSC05633

DSC05636

DSC05637

DSC05638

DSC05639

DSC05640

DSC05642

DSC05643

DSC05644

DSC05645

DSC05646

DSC05647
DSC05648

DSC05649

DSC05650

DSC05651

DSC05652

Foto0040

Foto0041

Foto0042

Foto0043

Foto0044

Foto0045

Foto0046

Foto0047

Foto0049

Foto0104

Foto0105

Foto0106

Foto0107

Foto0108

Foto0109

Foto0126

Foto0127

Foto0130

Foto0131

Foto0132

Foto0133

Foto0134

Foto0135

Foto0136

Foto0137

Foto0139

Foto0200

Foto0201

Foto0202

Foto0203

Foto0204

Foto0205

giane+033

giane+034

giane+035

giane+036

giane+037
giane+038

giane+039

giane+040

giane+041

giane+042

giane+043

giane+044

giane+045

giane+046

giane+047

giane+048

giane+049
IMG_0691

IMG_0692

IMG_0694

IMG_0695

IMG_0696

IMG_0699

IMG_0701

IMG_0703

IMG_0704

IMG_0709

IMG_0710

IMG_0715

IMG_0717

IMG_0719

giane+050

giane+051

giane+052

giane+094

giane+095

giane+096

giane+097

giane+098

giane+099

giane+100

giane+101

giane+102

giane+103

giane+104

giane+105

giane+106

giane+107

giane+108

giane+109

giane+110

giane+111

giane+112

giane+113

giane+114

giane+115

giane+116

giane+117

giane+120
IMG_0694

IMG_0695

IMG_0696

IMG_0699

IMG_0701

IMG_0703

IMG_0704

IMG_0709

IMG_0710

IMG_0715

IMG_0717

IMG_0719

IMG_0722

IMG_0723

IMG_0724

IMG_1281

IMG_1283

IMG_1284

IMG_1361

IMG_1362

IMG_1363

IMG_1364

IMG_1365

IMG_1366

IMG_1367

IMG_1368

IMG_1369

IMG_1370

IMG_1371

IMG_1372
SDC14534

SDC14533

SDC14530

SDC14531

SDC14532

SDC14529

SDC14528

SDC14527

SDC14526

SDC14525

SDC14524

SDC14521

SDC14522

SDC14523

SDC14520

SDC14519

SDC14518

SDC14517

SDC14516

SDC14515

SDC14512

SDC14513

SDC14514

SDC14511

SDC14088

SDC14087

P1020553

P1010946

P1010945

P1010942

P1010943

P1010941

P1010940

P1010939

P1010938

P1010937

P1010936

P1010933

P1010934

P1010935





MOV05269


MOV05269-1


MOV05268




IMG_1383

SDC14553

SDC14554

SDC14555

SDC14556

SDC14557

SDC14558

SDC14559

SDC14560

SDC14561

SDC14562

SDC14563

SDC14564

SDC14565

SDC14566

SDC14567

SDC14568

SDC14569

SDC14570
IMG_1384


IMG_1382

IMG_1381

IMG_1380

P1010933

P1010934

P1010935

P1010936

P1010937

P1010938

P1010939

P1010940

P1010941

P1010942

P1010943

P1010944

P1010945

P1010946

P1020553

SDC14087

SDC14088

SDC14511

SDC14512

SDC14513

SDC14514

SDC14515

SDC14516

SDC14517

SDC14518

SDC14519

SDC14520

SDC14521

SDC14522

SDC14523

SDC14524

SDC14525

SDC14526

SDC14527

SDC14528

SDC14529

SDC14530

SDC14531

SDC14532

SDC14533

SDC14534

SDC14627

SDC14628

SDC14629

SDC14631

SDC14632

SDC14633

SDC14634

SDC14635

SDC14636

SDC14637

SDC14638

SDC14639

SDC14640

SDC14641

SDC14642

SDC14643

SDC14644

SDC14645

SDC14646

SDC14647

SDC14648

SDC14649

SDC14650

SDC14651

SDC14652

SDC14653

SDC14654

SDC14655

SDC14656

SDC14657

SDC14658

SDC14659

SDC14660

SDC14661

SDC14662

SDC14663

SDC14664

SDC14665

SDC14666

SDC14667

SDC14668

SDC14669

SDC14670

SDC14671

SDC14672

SDC14673

SDC14674

SDC14675

SDC14676

SDC14677

SDC14678

SDC14679

SDC14680

SDC14681

SDC14815

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de frações- 4° e 5º Ano

Molde de casas de papel para montar

Atividades de história 2° ano para imprimir