Coordenação Motora Fina


Coordenação Motora Fina

Johanna Cordeiro Melo Franco,
especialista no Conceito Neuroevolutivo Bobath e Integração Sensorial.

 Motora+fina+1


1) Pintura com os dedos - Trabalhar mobilidade dos dedos

motora+fina+2

2) Furador de papel (flores,estrelas,coração)- trabalhar fortalecimento muscular no dedo indicador depois realizar uma colagem com os desenhos.

motora+fina+3

3) Labirinto- colocar dentro saco ziploc com fita adesiva e gel de cabelo com bolinhas de gude.Trabalhar dedo indicador o caminho com a bolinha de gude.

motora+fina+4

4) Colocar moedas dentro do cofrinho -trabalhar o dedo indicador e polegar.

motora+fina+5

5) Colar os adesivos de bolinha dentro das
bolinhas desenhadas no papel.

IMG_6889-737016

6) Transferir os cereais(arroz,feijão,milho) de uma vasilha para potes de iogurte com colher sem deixar derramar.Pode brincar faz de conta-inventar uma receita e nomear os ingredientes e depois escolher os nomes das pessoas da familia ou da escola para oferecer a comidinha. 

Terapia+8

7) Brincadeira com areia- colocar com as mãozinhas a areia dentro do funil e balde.

motora+fina+8

8) cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.

motora+fina+9

9) Escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.

motora+fina+10

10) Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).

motora+fina+11

11) Pegar objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os objetos para vasilha.

600sa102609_005-300x225

12) Jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.


motora+fina+12

13) Pegar bolinhas de algodão com pegador de saladas o de macarrão e colocar dentro dos potes.Trabalhar o movimento abrir e fechar com movimentos do dedo indicador e polegar.Depois,a criança pode contar a quantidade de bolinhas no pote ou noção quantidade(muito/pouco).

motora+fina+13

14) Colorir o desenho dentro do limite no plano vertical -trabalhar fortalecimento muscular na parte ombro e braço.
Fonte:  http://autismovivenciasautisticas.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de frações- 4° e 5º Ano

Molde de casas de papel para montar

Atividades de história 2° ano para imprimir