Paralisia cerebral: Estimulação Tátil
Paralisia cerebral: Estimulação Tátil
Atividade 1:
Material: Retalhos de tecido, cereais de vários tipos, objetos secos e molhados, de diferentes exturas, consistências, temperaturas,etc.
Apresente os matérias à criança. Deixe-a observá-los e auxilie-a a senti-los (passe-os em seu rosto, pés, mãos, barriga, etc.)Faça comentários acerca do que são, das suas características e das sensações percebidas. Fique atento para que seja dado tempo suficiente para que a criança aproveite realmente cada um dos estímulos.
Atividade 2
Material: farinha de trigo, sal, anilina comestível ou refresco em pó água até dar ponto.
Apresente cada um dos ingredientes à criança separadamente. Juntem os ingredientes e façam uma massinha de modelar. Depois de pronta brinquem à vontade.
Atividade 3:
Material: Cartolina e tinta.
Deixe a criança espalhar a tinta livremente sobre a cartolina. Deixe que a criança se acostume com a tinta aos poucos. Caso ela não goste do contato, peça para colocar a tinta na sua mão e você pinta o papel, ou use colher, pincel para espalhar a tinta.
Atividade 4:
Material: Caixa de sapato, materiais diversos (pedaços de tecido, algodão, tampinha de garrafa, pedaços de lixa,pedrinhas, papel amassado, esponja, etc.)
Faça um buraco numa das extremidades da caixa de sapato. Apresente os objetos escolhidos, um a um, à criança, deixando-a senti-los. Coloque-os, então, dentro da caixa e tampe-a. Faça com que a criança coloque a mão no buraco para sentir os objetos que estão lá dentro. Questione-a quanto às sensações que está percebendo.
Atividade 5:
Material: areia
Faça com que a criança manuseie livremente a areia. Comente com ela a respeito da textura, temperatura e do peso da areia, apalpando-a e pegando-a, etc. Mostre-lhe diversas maneiras de brincar com a areia. Ajude a criança a perceber que quando a areia está úmida, podemos construir castelos, bolos e outras formas e que, quando ela está seca, sua consistência é diferente e não conseguimos brincar da mesma maneira.
Atividade 6:
Material: Cartolina, cola, palitos de fósforos e de sorvete, sementes, grãos, canudos, casca de ovo, tampinhas, pedaços de lão, linha, barbante, pedaços de papel ou tecido, botões, etc.
Auxilie a criança na exploração organizada dos materiais separados para a confecção da atividade. Ajude-a a passar cola na cartolina e a colar os materiais que ela escolher para formar o que desejar. Depois de pronto, deixe-a explorar novamente as texturas
Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p
Fonte: http://reginacoutos.blogspot.com.br/2012/04/paralisia-cerebral-estimulacao-tatil.html
Leia mais: http://paralisiacerebral.webnode.com.br/orienta%c3%a7%c3%b5es%20fonoaudiologicas/estimula%c3%a7%c3%a3o%20tatil/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
Material: Retalhos de tecido, cereais de vários tipos, objetos secos e molhados, de diferentes exturas, consistências, temperaturas,etc.
Apresente os matérias à criança. Deixe-a observá-los e auxilie-a a senti-los (passe-os em seu rosto, pés, mãos, barriga, etc.)Faça comentários acerca do que são, das suas características e das sensações percebidas. Fique atento para que seja dado tempo suficiente para que a criança aproveite realmente cada um dos estímulos.
Atividade 2
Material: farinha de trigo, sal, anilina comestível ou refresco em pó água até dar ponto.
Apresente cada um dos ingredientes à criança separadamente. Juntem os ingredientes e façam uma massinha de modelar. Depois de pronta brinquem à vontade.
Atividade 3:
Material: Cartolina e tinta.
Deixe a criança espalhar a tinta livremente sobre a cartolina. Deixe que a criança se acostume com a tinta aos poucos. Caso ela não goste do contato, peça para colocar a tinta na sua mão e você pinta o papel, ou use colher, pincel para espalhar a tinta.
Atividade 4:
Material: Caixa de sapato, materiais diversos (pedaços de tecido, algodão, tampinha de garrafa, pedaços de lixa,pedrinhas, papel amassado, esponja, etc.)
Faça um buraco numa das extremidades da caixa de sapato. Apresente os objetos escolhidos, um a um, à criança, deixando-a senti-los. Coloque-os, então, dentro da caixa e tampe-a. Faça com que a criança coloque a mão no buraco para sentir os objetos que estão lá dentro. Questione-a quanto às sensações que está percebendo.
Atividade 5:
Material: areia
Faça com que a criança manuseie livremente a areia. Comente com ela a respeito da textura, temperatura e do peso da areia, apalpando-a e pegando-a, etc. Mostre-lhe diversas maneiras de brincar com a areia. Ajude a criança a perceber que quando a areia está úmida, podemos construir castelos, bolos e outras formas e que, quando ela está seca, sua consistência é diferente e não conseguimos brincar da mesma maneira.
Atividade 6:
Material: Cartolina, cola, palitos de fósforos e de sorvete, sementes, grãos, canudos, casca de ovo, tampinhas, pedaços de lão, linha, barbante, pedaços de papel ou tecido, botões, etc.
Auxilie a criança na exploração organizada dos materiais separados para a confecção da atividade. Ajude-a a passar cola na cartolina e a colar os materiais que ela escolher para formar o que desejar. Depois de pronto, deixe-a explorar novamente as texturas
Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p
Fonte: http://reginacoutos.blogspot.com.br/2012/04/paralisia-cerebral-estimulacao-tatil.html
Leia mais: http://paralisiacerebral.webnode.com.br/orienta%c3%a7%c3%b5es%20fonoaudiologicas/estimula%c3%a7%c3%a3o%20tatil/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br