8 dicas para aumentar o seu faturamento
8 dicas para aumentar o seu faturamento
1. EVITE ATROPELOS
Pode parecer óbvio, mas ainda há muitos empreendedores que passam por cima do planejamento e tomam decisões mal pensadas. Agir por impulso, simplesmente reduzindo preços, sem estudar o cliente ou adotar qualquer estratégia, pode trazer resultados catastróficos em vez de solucionar o problema. Mas não confunda cautela com morosidade. Depois de decidido o caminho, uma implantação rápida pode ser um passo decisivo para o sucesso.
2. ARRUME A CASA
Antes de pressionar os vendedores por mais resultados, reveja os processos da companhia. A má gestão dos recursos pode acabar comprometendo os números, mesmo com um bom time de vendas atuando na ponta. Não basta improvisar, procure a ajuda de especialistas. O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de conhecimento. Noções de gestão de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média empresa deve possuir. Se ele não tem umas das competências, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio.
3 TRABALHE NO SEU DIFERENCIAL
Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho da empresa. Para potencializar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo do negócio — como preço ou qualidade - e aposte nele. Também é fundamental entender o que o seu cliente busca. Ao focar no público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial.
4 FAÇA UMA ANALISE 3600 7
Fatores internos e externos podem influenciar o desempenho das vendas da empresa. Portanto, não basta olhar para dentro de casa, é preciso olhar ao redor também. O empreendedor deve analisar se o mercado está favorável ou em crise. Se as empresas da minha área vão bem e a minha não, tem algo de errado com ela. A concorrência também deve ser estudada, para identificar em que ponto ela é mais competente.
5. ENTENDA O SEU CLIENTE
Identificar o que o cliente quer é a melhor maneira de trazer mais ofertas relevantes para ele. É preciso entender se ele prioriza qualidade, preço, atendimento ou todos os fatores. Também é importante entender quais são as demandas de todos os elos da cadeia. No caso de uma empresa fabricante de roupas, ela deve entender as necessidades do atacadista — com a freqüência de troca de coleções ou volume necessário para cada compra, mas também deve estar atenta ao gosto do cliente final, ajustando seu produto ao público alvo.
6. AMPLIE SEU MERCADO
Expandir o negócio para outros mercados é um caminho para engordar as receitas. Expandir geograficamente ou buscar novos públicos pode colocar a empresa em outro patamar de faturamento.
É fundamental, no entanto, fazer uma checagem completa para avaliar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para financiar a expansão.
7. QUALIFIQUE SEUS VENDEDORES
A capacitação do profissional de vendas é o que dá o retorno imediato à empresa. A prática não é adotada no Brasil como é em outros países, pois o empreendedor vê a capacitação como uma despesa. O pequeno e médio empresário é ainda muito preso aos custos. Encare a qualificação como investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros.
8. TOME CUIDADO AO MEXER COM PREÇOS
Embora pareça uma estratégia óbvia para atrair mais clientes, a ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. Baixar é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?
Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também se mexa para atrair consumidores. A precificação é uma das estratégias mais delicadas.
E fácil de mexer, mas difícil de entender, especialmente quando se fala de serviços.
1. EVITE ATROPELOS
Pode parecer óbvio, mas ainda há muitos empreendedores que passam por cima do planejamento e tomam decisões mal pensadas. Agir por impulso, simplesmente reduzindo preços, sem estudar o cliente ou adotar qualquer estratégia, pode trazer resultados catastróficos em vez de solucionar o problema. Mas não confunda cautela com morosidade. Depois de decidido o caminho, uma implantação rápida pode ser um passo decisivo para o sucesso.
2. ARRUME A CASA
Antes de pressionar os vendedores por mais resultados, reveja os processos da companhia. A má gestão dos recursos pode acabar comprometendo os números, mesmo com um bom time de vendas atuando na ponta. Não basta improvisar, procure a ajuda de especialistas. O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de conhecimento. Noções de gestão de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média empresa deve possuir. Se ele não tem umas das competências, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio.
3 TRABALHE NO SEU DIFERENCIAL
Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho da empresa. Para potencializar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo do negócio — como preço ou qualidade - e aposte nele. Também é fundamental entender o que o seu cliente busca. Ao focar no público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial.
4 FAÇA UMA ANALISE 3600 7
Fatores internos e externos podem influenciar o desempenho das vendas da empresa. Portanto, não basta olhar para dentro de casa, é preciso olhar ao redor também. O empreendedor deve analisar se o mercado está favorável ou em crise. Se as empresas da minha área vão bem e a minha não, tem algo de errado com ela. A concorrência também deve ser estudada, para identificar em que ponto ela é mais competente.
5. ENTENDA O SEU CLIENTE
Identificar o que o cliente quer é a melhor maneira de trazer mais ofertas relevantes para ele. É preciso entender se ele prioriza qualidade, preço, atendimento ou todos os fatores. Também é importante entender quais são as demandas de todos os elos da cadeia. No caso de uma empresa fabricante de roupas, ela deve entender as necessidades do atacadista — com a freqüência de troca de coleções ou volume necessário para cada compra, mas também deve estar atenta ao gosto do cliente final, ajustando seu produto ao público alvo.
6. AMPLIE SEU MERCADO
Expandir o negócio para outros mercados é um caminho para engordar as receitas. Expandir geograficamente ou buscar novos públicos pode colocar a empresa em outro patamar de faturamento.
É fundamental, no entanto, fazer uma checagem completa para avaliar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para financiar a expansão.
7. QUALIFIQUE SEUS VENDEDORES
A capacitação do profissional de vendas é o que dá o retorno imediato à empresa. A prática não é adotada no Brasil como é em outros países, pois o empreendedor vê a capacitação como uma despesa. O pequeno e médio empresário é ainda muito preso aos custos. Encare a qualificação como investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros.
8. TOME CUIDADO AO MEXER COM PREÇOS
Embora pareça uma estratégia óbvia para atrair mais clientes, a ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. Baixar é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?
Trabalhar o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também se mexa para atrair consumidores. A precificação é uma das estratégias mais delicadas.
E fácil de mexer, mas difícil de entender, especialmente quando se fala de serviços.