PSICOPEDAGOGIA- Referências Bibliográficas Sugeridas
PSICOPEDAGOGIA
Bibliografia Sugerida
- BOSSA,Nádia Ap. - A Psicopedagogia no Brasil:contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
- BARBOSA, Laura Monte Serrat. - A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
- FERNANDEZ, Alícia
A inteligência aprisionada.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
___________.
A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
__________.
Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
- JOSÉ, E. A. A. & COELHO, M. T.
Problemas de Aprendizagem.
São Paulo: Ática, 1995. - AIN, Sara.
Diagnóstico e Tratamento do Problema de Aprendizagem.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
__________.
O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
- RUBINSTEIN, Edith.
A intervenção psicopedagógica clínica.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia textualização, Formação e Atuação Profissional
Porto Alegre: Artes Médicas, p. 103-111, 1992.
- RUBINSTEIN, Edith (Org.)
Psicopedagogia – uma prática, diferentes estilos.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
- VISCA, Jorge.
Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
__________.
A Psicopedagogia no Brasil.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia: Avanços teóricos e práticos – Escola – Família – aprendizagem. Livro do Congresso. São Paulo: Vetor, p. 418-422, 2000.
A Psicopedagogia no Brasil.
In SCOZ et alii, Psicopedagogia: Avanços teóricos e práticos – Escola – Família – aprendizagem. Livro do Congresso. São Paulo: Vetor, p. 418-422, 2000.
________.
Psicopedagogia: novas contribuições.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
Psicopedagogia: novas contribuições.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
- ZENICOLA, Ana Maria.
A Psicopedagogia e suas parcerias em questões da aprendizagem -
um estudo de caso.
Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, vol. 18, n. 47, p. 6-9, 1999.
- WEISS, Alba M. L. & CRUZ, Mara, L. R. M. da
A Informática e os Problemas escolares de aprendizagem.
Rio de Janeiro: DP&A, 3° Ed. 2001 – no prelo nova edição Ed. Lamparina
________.
Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
In: GLAT. R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.
Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 2007.
Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
In: GLAT. R. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar.
Rio de Janeiro: Ed. Sette Letras, 2007.
- WEISS, Maria Lucia L.
Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar.
6° Ed. - Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2007.
______.
Psicopedagogia Institucional: controvérsias, possibilidade e limites.
In FLORES, Herval G. (editor), A Praxis Psicopedagógica Brasileira
São Paulo: ABPp, p. 93-106, 1994.
Psicopedagogia Institucional: controvérsias, possibilidade e limites.
In FLORES, Herval G. (editor), A Praxis Psicopedagógica Brasileira
São Paulo: ABPp, p. 93-106, 1994.
- CHAMAT, Leila Sara José. Diagnóstico Psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
- FONSECA, Vitor da. Cognição, neurociência e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. – 3ª edição – Petrópolis: Vozes, 2009.
- MAIA, Heber (Org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. – 2ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
- MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: edição do autor, 2011.
- RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. – 2ª Edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
- ROS, Silvia Zanatta da. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
- ______. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. – 5ª edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
- SHOEREDER, Margaret Maria; MECKING, Maria Letizia Marchese. Pedagogia e Psicopedagogia. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/artigosanteriores/pedago_psico.htm. Acesso em: 06 de novembro de 2013 às 8h30
- SOUZA, Ana Maria Martins de; DEPRESBITERIS, Léa; MACHADO, Osny Telles Marcondes. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora Senac, 2004.