Entrevista com os professores - para avaliação Psicopedagógica ou do AEE
ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A)
Nome do educando:_____________________________________________
Ano:______________Turno:________________________________
Nome do professor:_______________________________________
E-mail:_______________________________________________________
Professor(a), essa entrevista é simples e fácil. Somente assinale a alternativa de acordo com sua observação em sala de aula. Sua opinião é muito importante para o planejamento das atividades relacionadas ao educando. A entrevista foi organizada em quatro partes. A primeira relacionada ao convívio social, a segunda aos aspectos cognitivos e motores, a terceira em relação a participação da família e a quarta relaciona-se com seu planejamento. Ao final, agradeço pelo parecer descritivo, com o objetivo de complementar com informações não descritas na entrevista. Importante salientar que todas as informações descritas são sigilosas e só serão usadas para a complementação do meu trabalho. Desde já agradeço sua disponibilidade e sua contribuição.
1ª Parte: Convívio Social
SIM | Às vezes | NÃO | |
Tem bom vínculo com seus pares? | |||
Tem bom vínculo com a professora? | |||
Reage bem as frustrações? | |||
Segue regras de jogo? | |||
Cumpre as regras da escola? | |||
Precisa ser chamada a atenção mais de uma vez? | |||
Resolve seus problemas com seus pares usando da violência? | |||
Expressa sua opinião? | |||
Trabalha em grupo? | |||
Isola-se e prefere trabalhar individualmente? | |||
Aceita opinião do outro? | |||
No trabalho em grupo, participa? | |||
Espera que o outro faça por ele? | |||
Comunica-se com clareza? | |||
Gosta de participar de atividades extra-classe? | |||
Participa oralmente da aula? | |||
Tem coerência no que fala? | |||
Chora sem motivo? | |||
Expressa-se no que está sentindo? | |||
Chora ao se deparar com um problema? | |||
Relaciona-se com pares da sua faixa etária? | |||
Gosta de brincar? | |||
Participa da Educação Física? | |||
Participa de teatro ou danças? | |||
Canta? | |||
Cria brincadeiras? | |||
Gosta de fazer apresentações? | |||
É agressivo? | |||
É passivo? | |||
É dependente? | |||
É medroso? | |||
É retraído? | |||
É agitado? | |||
É calmo? | |||
É desligado? | |||
É motivado? | |||
É curioso? | |||
É compreensivo? | |||
SIM | Às vezes | NÃO | |
Tem resistência a mudança de rotina? | |||
Reclama muito? | |||
Adapta-se a novas situações? | |||
Reage a sons, ruídos ou músicas? | |||
Vai ao banheiro sozinho? | |||
Se alimenta com autonomia? | |||
Tem bons hábitos de higiene? | |||
2ª Parte: Aspectos Cognitivos e Motores
SIM | Às vezes | NÃO | |
É criativo? | |||
Sua letra é legível? | |||
Tem traçado leve? | |||
Tem traçado forte? | |||
Tem traçado normal? | |||
Reconhece seu nome? | |||
Produz desenho temáticos? | |||
Produz desenhos livres? | |||
Colore seus desenhos? | |||
Usa cores diferentes ao colorir detalhes de desenhos? | |||
Relaciona o objeto a sua cor? | |||
Reconhece as letras do alfabeto? | |||
Relaciona grafemas e fonemas? | |||
Tem boa compreensão dos conteúdos? | |||
Está alfabetizado? | |||
Lê com autonomia? | |||
Escreve com autonomia? | |||
Lê pequenas histórias? | |||
Interessa-se por livros? | |||
Escuta histórias lidas? | |||
Reconta histórias ouvidas? | |||
Reconta histórias lidas? | |||
Conta histórias imaginárias? | |||
Conta histórias do dia a dia? | |||
Desenha parte da história? | |||
Responde oralmente perguntas sobre uma história lida? | |||
Responde oralmente perguntas sobre uma história ouvida? | |||
Sabe os dias da semana? | |||
Utiliza-se corretamente do ontem, hoje e manhã? | |||
Sabe os meses do ano? | |||
Corresponde o dia de hoje a data? | |||
Realiza operações de adição? | |||
Realiza operações de divisão? | |||
Realiza operações de subtração? | |||
Realiza operações de multiplicação? | |||
Resolve problema matemáticos? | |||
Utiliza-se de cálculo mental? | |||
É dependente de material concreto para contagem? | |||
Utiliza-se o dedo para contagem? | |||
Conta até____ corretamente? | |||
Relaciona o número ao numeral? | |||
Utiliza-se de conceitos simples (grande, pequeno, perto, longe, aberto fechado, …)? | |||
Utiliza-se de conceitos abstratos (maior, menor, mais perto, mais longe, ...)? | |||
Reconhece cores? | |||
Reconhece e/ou nomeia as formas geométricas planas? | |||
Reconhece e/ou nomeia as formas geométricas espaciais? | |||
SIM | Às vezes | NÃO | |
Reconhece as partes do corpo? | |||
Representa por meio de desenho o esquema corporal? | |||
Sabe o nome da rua em que mora? | |||
Sabe dizer se mora perto ou longe? | |||
Sabe o nome da mãe ou pai? | |||
Nomeia as pessoas da família? | |||
Realiza as tarefas de casa? | |||
Consegue terminar em tempo hábil as tarefas em sala? | |||
É lento? | |||
Se nega a fazer atividades propostas? | |||
É caprichoso? | |||
É organizado? | |||
Tem boa compreensão oral? |
3ª Parte: Participação da família
A família:
SIM | Às vezes | NÃO | |
É presente espontaneamente? | |||
É presente sempre que chamada? | |||
Participa das festividades da escola? | |||
Participa das reuniões? | |||
Comunica-se com a escola? | |||
Tem um bom vínculo com o professor? | |||
Tem um bom vínculo com o a escola? | |||
Assina tarefas e avaliações? | |||
Acompanha as tarefas escolares? | |||
Incentiva a pesquisa? | |||
Incentiva a leitura? | |||
Reclama de tudo? | |||
SIM | Às vezes | NÃO | |
É justa em suas ações? | |||
Reclama quando tem razão? | |||
Os pais são alfabetizados? | |||
Os pais acreditam no potencial do filho? | |||
4ª Parte: Planejamento
SIM | Às vezes | NÃO | |
Você acredita no potencial do seu aluno? | |||
Tem objetivos claros para desenvolver as habilidades desse educando? | |||
Seu planejamento contempla esse educando? | |||
Você se sente preparado para trabalhar com ele? | |||
Você acha que necessita de auxilio? | |||
Durante a tarde você consegue dar atenção necessária ao educando? | |||
Você acha a inclusão necessária? | |||
Procura estar informado sobre a inclusão? | |||
Tem dificuldade em lidar com situações de convívio social desse educando? | |||
Tem dificuldade em atingir cognitivamente esse educando? | |||
Você acredita que o educando já obteve crescimento? | |||
Esse crescimento foi dentro do esperado? | |||
Você tem dificuldade em avaliar esse educando? | |||
Sente-se confortável com a sua presença em sala? | |||
Tem apoio da escola em suas ações | |||
Tem ajuda das pessoas da escola quando necessita? | |||
Observações relevante sobre o seu dia a dia com o educando: .: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parecer descritivo (se achar necessário)
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Agradeço, imensamente sua colaboração.
Atenciosamente, Psicopedagoga Giane Fiorenzano
Data:
Assinatura: ___________________________
- Autorizo a utilização dessa, desde que os direitos de elaboração sejam identificados e respeitados.Entrevista elaborada pela Neuropsicopedagoga Giane Fiorenzano