Testes na Avaliação Psicopedagógica

Testes de Avaliação Psicopedagógica

Nome/autor:Avaliação da compreensão Leitora de Textos Expositivos.
Moojen, Sonia; Saraiva; Rosalia Alvim; Munarski, Roberta.
Descrição: Este material tem como objetivo principal auxiliar os psicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora dos pacientes a eles encaminhados.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.
Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão. O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor.
Material completo: 01 manual de Aplicação e Avaliação, 01 Jogo com 18 cartões, 05 protocolos para Avaliação. R$ 88,00.

Nome/autor: BBT - Teste de Fotos de Profissões - MARTIN ACHTNICH
Finalidade e Indicações:
É um método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, construído para ser utilizado como técnica central para o processo de orientação vocacional e desenvolvimento organizacional. Pode ser aplicado em adolescentes a partir de 12 anos, jovens e também em adultos.
Material:Manual e Protocolo de aplicação, Conjunto de fotos de profissões (série masculina e feminina) (importado da Suiça), 10 Protocolos de aplicação...R$ 770,00.
Tempo e forma de aplicação: O teste é aplicado individualmente Instituto Achtnich São Paulo elaborou uma versão coletiva (dia- positivos) cuja validade de aplicação e resultados estão em estudo.>, o tempo é livre com duração média de duas horas.
Descrição:O BBT foi desenvolvido pelo autor na Suiça a partir de 1961 e publicado em 1978, após dezesseis anos de estudos e pesquisas dentro do campo da orientação profissional com jovens. O teste foi construído sobre os pressupostos da teoria de Szondi (Psicologia do Destino). O teste de fotos fundamenta-se sobre a combinação de diversos fatores hereditários e sua repercussão sobre os componentes de escolha, apresentados por Szondi em seu trabalho central "Análise do destino, escolha no amor, na amizade, escolha da profissão, da doença e da morte".
O autor isolou oito fatores de inclinação: W - Ternura, feminilidade, devoção, K - Força, força física, dureza, obstinação, agressão, S -Senso social, com duas tendências: Sh - disponibilidade a ajudar, fazer o bem, curar, participar, Se - energia, coragem, dinamismo, necessidade de movimento e de ação, Z - Necessidade de mostrar, de representar, estética, V - Entendimento, razão, lógica, necessidade de conhecimento, clareza, racionalização, limitação e determinação,G - Espírito, inspiração, imaginação criadora, criatividade, idéia, intuição, tendência a expansão,M - Matéria, substância, relação com a posse (analidade), O - Oralidade, com duas tendências:Or - necessidade de falar, comunicação, amabilidade, On - relação com a alimentação, comer. Estes fatores de inclinação estão presentes de forma combinada nas 112 fotos que compõem o teste. As fotos do teste mostram os profissionais no trabalho. O sujeito deve escolher entre estas fotos, aquelas que o atraem, que rejeita ou que lhe são indiferentes, positivas, negativas e neutras.
Concluída a seleção das fotos, o examinador pede que o sujeito organize suas escolhas positivas em grupos de afinidade e passa a solicitar que o orientando verbalize suas associações sobre cada foto escolhida. Neste processo, o psicólogo reúne importantes elementos que emergem das associações verbalizadas; no sentido de confirmar a intensidade dos fatores de inclinação escolhidos, agregando maior nível de consistência à técnica.Para o orientando, durante todo este processo, através de suas próprias escolhas e associações verbalizadas, percebe em seu íntimo uma maior clareza em relação as suas preferências e inclinações. O manual apresenta um extenso capítulo sobre a interpretação dos resultados do teste.
 
Nome/autor:CONFIAS - Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial
Autor: Sonia Moojen (coordenadora)   
Descrição: É um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e seqüencial. A utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro e Teberosky, 1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também, subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação.
Faixa de utilização:crianças a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação:2 etapas, aplicação individual.
Material completo: 1 Manual de aplicação e avaliação, 1 Caderno de aplicação, 1 Bloco de folha de resposta, e 6 Pranchas com bolsa. R$ 110,00.

Nome/autor:Inventário de Estilos Parentais - IEP
GOMIDE, PAULA INEZ C
Descrição:Estilo Parental é o conjunto de práticas educativas utilizadas pelos pais com o objetivo de educar, socializar e controlar o comportamento de seus filhos, que podem favorecer o desenvolvimento de características pró-sociais ou permitir o aparecimento de atitudes anti-sociais. O livro permite que psicólogos identifiquem o estilo parental utilizado nas famílias e as orientem ao caminho ideal. Gerenciamento do pensamento aborda, entre outros temas, como as teorias, técnicas e métodos da gestão contemporânea são portadores de valores ideológicos do neoliberalismo. A obra discute, ainda, como conseguem, de modo privilegiado, expandir estes valores, fortalecendo a consciência hegemônica conservadora.
Faixa de utilização: crianças acima de 8 anos e em adolescentes. Os pais poderão responder sobre os filhos acima de cinco anos desde que façam as devidas adaptações às situações propostas pelo inventário.
Tempo de aplicação: livre.
Material: manual, , 01 bl. c/ 16 fls. de resposta, 01 bl. c/ 16 fls. inventário materno, 01 bl. c/16 fls. paterno, 01 bl. c/ 16 fls. inventario de auto-avaliação. R$ 38,50.
 
Figuras Complexas de Rey
André Rey - Adap. Bras.: Margareth da Silva Oliveira
As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir de 4 anos.
Tempo de aplicação: 2 minutos.
Indicações: estudo da atividade perceptiva e da memória.
Kit completo: manual, cartão com Figuras, bloco. R$ 48,00.

Nome/autor: PROLEC - Provas de avaliação dos processos de leitura.
Fernado Cuetos; Blanca Rodrigues: Elvira Ruano
Sinopse: O PROLEC - Provas de Avaliação dos Processos de Leitura é o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.
Diante do sucesso desse instrumento desenvolvido por Fernando Cuetos, Blanca Rodrigues e Elvira Ruano, na versão original em espanhol, as pesquisadoras brasileiras Simone Aparecida Capellini e Adriana Marques de Oliveira, em parceria com Fernando Cuetos, adaptaram a ferramenta para uso no Brasil, com o objetivo de oferecer uma ferramenta capaz de identificar as dificuldades que interferem no processo de desenvolvimento da leitura, atuando como um guia para orientar programas de recuperação.
Material completo: 01 Manual, 01 Caderno de Prova, e 05 Protocolos de Registro...R$ 151,00.
http://www.youtube.com/casadopsicologo#p/a/u/1/qOPhoaRJtPo

Nome/autor: SDT - Teste do Desenho De Silver - Cognição e Emoção
Rawley Silver – Adaptação Brasileira: Cristina Dias Allessandrini; Jose Luciano Miranda Duarte; Margarida Azevedo Dupas; Marisa Pires Fernandes Bianco.
Descrição: O SDT é um instrumento utilizado para avaliação psicopedagógica. Oferece uma forma dinâmica e integrada de avaliar a criança que apresenta problema de aprendizagem, além de estar padronizado para nossa realidade, exibindo um nível de precisão que apóia sua utilização. O SDT permite avaliar e acompanhar a intervenção realizada com o objetivo de trabalhar a condição cognitiva que embasa cada subteste. Aplicando-o no início e após o período de intervenção, é possível acompanhar a evolução do sujeito, assim como observar quais são os aspectos que podem ser elaborados à medida que a criança melhora qualitativamente seu desempenho. Permite estabelecer um perfil das habilidades cognitivas a serem trabalhadas e desenvolvidas por meio de estratégias específicas que priorizam a relação interna do sujeito com a ação de aprender, fazendo e criando por meio de recursos da arte.
Faixa de utilização: Idade recomendada de 5 anos até a idade adulta.
Tempo de aplicação:Não tem limite de tempo. A maioria dos examinandos levam de 12 a 15 minutos.
Material completo: 01 manual, 05 folhetos, 01 desenho de imaginação forma A, 01 desenho de imaginação forma B, 01 Esquema do estimulo, 05 folhas de resposta. R$ 69,00.
 
Nome/autor:TDE - Teste de Desempenho Escolar
Lilian Milnitsky Stein
Descrição: O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido a partir da moderna metodologia de construção de instrumentos, que emprega itens em escala. O TDE é um instrumento psicométrico que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura.
Faixa de utilização: O teste foi concebido para a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do primeiro grau, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas para a 7ª e 8ª séries. Cabe ressaltar que o processo de concepção do TDE está fundamentado em critérios elaborados a partir da realidade escolar brasileira, visando preencher a lacuna existente de instrumentos de medição psicopedagógicos validados e padronizados para o nosso país.
Tempo de aplicação:De 20 a 30 minutos. Individual.
Material completo: Manual para Aplicação e Interpretação. 01 Folha do Examinando para o Subteste de Leitura, 01 Crivo para Correção do Subteste de Aritmética, 01Ficha do Examinador para a Aplicação do Subteste de Escrita, e 05 cadernos de aplicação. R$ 49,50.
 
 
Retirado do blog: http://psico09.blogspot.com.br/2011/06/testes-de-avaliacao-psicopedagogica.html
 
Uma excelente sugestão de blog 
www.psico09.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios de frações- 4° e 5º Ano

Molde de casas de papel para montar

Atividades de história 2° ano para imprimir