GUIA PORTAGE
SOCIALIZAÇÃO |
N.º | Verificar se | Avaliação |
0 a 1 Ano |
01 | Observa uma pessoa movimentando-se em seu campo visual. | - |
02 | Sorri em resposta à atenção do adulto. | - |
03 | Vocaliza em resposta à atenção. | - |
04 | Olha para sua própria mão, sorrindo ou vocalizando. | - |
05 | Responde a seu círculo familiar, sorrindo, vocalizando ou parando de chorar. | - |
06 | Sorri em resposta à expressão facial dos outros. | - |
07 | Sorri e vocaliza ao ver sua imagem no espelho | - |
08 | Acaricia ou toca no rosto de adultos (puxa cabelo, nariz, óculos, etc.). | - |
09 | Estende a mão em direção a um objeto oferecido. | - |
10 | Estende os braços em direção a pessoas familiares. | - |
11 | Estende a mão e toca sua imagem refletida no espelho. | - |
12 | Segura e examina por 1 minuto um objeto que lhe foi dado. | - |
13 | Sacode ou aperta um objeto colocado em sua mão, produzindo sons involuntários. | - |
14 | Brinca sozinho por 10 minutos. | - |
15 | Procura contato visual quando alguém lhe dá atenção por 2 a 3 minutos. | - |
16 | Brinca sozinho sem reclamar por 15 a 20 minutos, próximo de um adulto. | - |
17 | Vocaliza para obter atenção. | - |
18 | Imita adulto em brincadeiras de esconde-esconde. | - |
19 | Bate palmas, imitando um adulto. | - |
20 | Acena a mão, imitando um adulto. | - |
21 | Ergue os braços para expressar "grande", imitando um adulto. | - |
22 | Oferece algo mas nem sempre entrega. | - |
23 | Abraça, acaricia e beija familiares. | - |
24 | Responde ao próprio nome, olhando ou estendendo o braço para ser pego. | - |
25 | Aperta ou sacode um brinquedo para produzir sons, em imitação. | - |
26 | Manipula brinquedo ou objeto. | - |
27 | Estende um brinquedo ou objeto a um adulto e o entrega. | - |
28 | Imita movimentos de outras crianças ao brincar. | - |
1 a 2 Anos |
29 | Imita um adulto em uma tarefa simples. | - |
30 | Brinca ao lado de outras crianças, com uma realizando uma tarefa diferente. | - |
31 | Toma parte em uma brincadeira com outra criança por 2 a 5 minutos. | - |
32 | Aceita a ausência dos pais, embora possa reclamar. | - |
33 | Explora activamente seu meio ambiente. | - |
34 | Realiza actividade manipulativa com outra pessoa. | - |
35 | Abraça e carrega uma boneca ou brinquedo macio. | - |
36 | Repete acções que produzem risos e atenção. | - |
37 | Dá um livro para que um adulto o leia ou para que ambos o compartilhem. | - |
38 | Puxa uma pessoa a mostrar-lhe algo. | - |
39 | Retira a mão ou diz "não" quando está próximo de um objecto não permitido e alguém o lembra disto. | - |
40 | Quando colocado em sua cadeira ou trocador espera ser atendido. | - |
41 | Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade. | - |
42 | Compartilha um objecto ou alimento com outra criança. | - |
43 | Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado. | - |
2 a 3 Anos |
44 | Obedece ordens dos pais pelo menos ½ das vezes. | - |
45 | Busca / leva um objecto ou pessoa quando solicitado. | - |
46 | Presta atenção à estória ou música por 5 a 10 min. | - |
47 | Diz "Por favor" ou "Obrigado" quando lembrado. | - |
48 | Tenta ajudar os pais a executarem tarefas realizando parte da mesma. | - |
49 | Brinca de usar roupas de adultos. | - |
50 | Faz uma escolha quando indagado. | - |
51 | Demonstra entender sentimentos, expressando-os. | - |
3 a 4 Anos |
52 | Canta e dança ao ouvir músicas. | - |
53 | Segue regras de um jogo imitando acções de outras crianças. | - |
54 | Cumprimenta pessoas familiares sem ser lembrado. | - |
55 | Seguem regras em jogos de grupos dirigidos por adultos. | - |
56 | Pede permissão para brincar com um brinquedo que está sendo usado por outra criança. | - |
57 | Diz "Por favor" e "Obrigado" sem ser lembrado ½ das vezes. | - |
58 | Atende o telefone, chamando um adulto e falando com pessoas familiares. | - |
59 | Espera a sua vez. | - |
60 | Segue regras em jogos dirigidos por uma criança mais velha. | - |
61 | Obedece as ordens de um adulto 75% das vezes. | - |
62 | Permanece em seu próprio quintal ou jardim. | - |
63 | Brinca perto de outras crianças conversando com elas enquanto trabalha em um projecto próprio (30 min.). | - |
4 a 5 Anos |
64 | Pede ajuda quando está tendo dificuldades. | - |
65 | Contribui para a conversa de adultos. | - |
66 | Repete rimas, canções ou dança para os outros. | - |
67 | Faz uma tarefa sozinho por 20 a 30 minutos. | - |
68 | Pede desculpas sem ser lembrado 75% das vezes. | - |
69 | Espera sua vez em brincadeiras que envolvam de 8 a 9 crianças. | - |
70 | Brinca com 2 a 3 crianças por 20 min. em uma actividade que envolva cooperação. | - |
71 | Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável. | - |
72 | Pede permissão para usar objetos dos outros em 75% das vezes. | - |
5 a 6 Anos |
73 | Manifesta seus sentimentos. | |
74 | Brinca com 4 a 5 crianças em actividades de cooperação por 20 minutos sem supervisão. | - |
75 | Explica aos outros as regras do jogo ou actividade. | - |
76 | Imita papéis de adulto. | - |
77 | Colabora para a conversa durante as refeições. | - |
78 | Segue regras de jogo que envolva raciocínio verbal. | - |
79 | Conforta colegas quando estes estão tristes. | - |
80 | Escolhe seus próprios amigos. | - |
81 | Planeja e constrói, usando ferramentas simples. | - |
82 | Estabelece metas para si próprio e executa actividades para atingi-las. | - |
83 | Dramatiza trechos de estórias, desempenhando um papel ou utilizando fantoches. | - |
LINGUAGEM |
N.º | Verificar se | Avaliação |
0 a 1 Ano |
01 | Repete sons emitidos por outras pessoas. | - |
02 | Repete a mesma sílaba 2 a 3 vezes. | - |
03 | Responde a gestos com gestos. | - |
04 | Obedece a uma ordem simples, quando acompanhada de gestos indicativos. | - |
05 | Interrompe a actividade quando lhe dizem "Não" 75% das vezes. | - |
06 | Responde a perguntas simples com respostas não verbais. | - |
07 | Combina 2 sílabas diferentes quando tenta verbalizar. | - |
08 | Imita padrões de entonação da voz de outras pessoas. | - |
09 | Usa uma palavra funcionalmente para indicar objetos ou pessoas. | - |
10 | Vocaliza em resposta à fala de outras pessoas. | - |
1 a 2 Anos |
11 | Diz 5 palavras diferentes. | - |
12 | Pede "mais". | - |
13 | Diz "acabou". | - |
14 | Obedece a 3 ordens diferentes que não são acompanhadas de gestos indicativos. | - |
15 | Consegue "dar" ou "mostrar" quando solicitado. | - |
16 | Aponta para 12 objectos quando nomeados. | - |
17 | Aponta para 3 a 5 figuras em um livro. | - |
18 | Aponta para 3 partes de seu próprio corpo. | - |
19 | Diz seu nome ou apelido quando solicitado. | - |
20 | Responde à pergunta "O que é isto?" | - |
21 | Combina palavras e gestos para expressar desejos. | - |
22 | Nomeia 5 membros da família, incluindo animais. | - |
23 | Nomeia 4 brinquedos. | - |
24 | Produz sons de animais, ou os nomeia pelo som. | - |
25 | Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados. | - |
26 | Faz perguntas variando a entonação da voz. | - |
27 | Nomeia 3 partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa. | - |
28 | Respondes a perguntas de sim / não. | - |
2 a 3 Anos |
29 | Combina substantivos ou adjectivos e substantivos em frases de 2 palavras. | - |
30 | Combina substantivo e verbo em frases de 2 palavras | - |
31 | Usa uma palavra para indicar que quer ir ao banheiro | - |
32 | Combina verbo ou substantivo com "lá" e "aqui" em frases de 2 palavras. | - |
33 | Combina 2 palavras para expressar posse. | - |
34 | Emprega "não" na fala. | - |
35 | Responde à pergunta "O que .... está fazendo?" para actividades habituais. | - |
36 | Responde a perguntas tipo "Onde está objecto?" | - |
37 | Nomeia sons ambientais familiares. | - |
38 | Dá mais de um objecto quando se usa a forma plural na solicitação. | - |
39 | Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome. | - |
40 | Aponta para figuras de objectos comuns descritos pelo uso (até 10)("O que serve pra comer? = colher") | - |
41 | Mostra a idade pelos dedos. | - |
42 | Diz seu sexo quando solicitado. | - |
43 | Obedece à sequência de duas ordens relacionadas. | - |
44 | Usa a forma do verbo no gerúndio. | - |
45 | Emprega formas regulares no plural. | - |
46 | Emprega algumas formas irregulares de verbos no passado de forma sistemática. | - |
47 | Faz perguntas do tipo "O que é isso?" | - |
48 | Controla o volume da voz 90% das vezes. | - |
49 | Usa "este / esta" e "aquele / aquela" na fala. | - |
50 | Emprega "é" e "está" em frases simples. | - |
51 | Diz "eu", "mim", "meu" ao invés do próprio nome. | - |
52 | Aponta objetos e diz que eles não são outras coisas. | - |
53 | Responde à pergunta "Quem?" dando um nome. | - |
54 | Emprega as formas possessivas dos substantivos. | - |
55 | Usa artigos ao falar. | - |
56 | Usa substantivos que indicam grupo ou categoria. | - |
57 | Usa os verbos "ser", "estar" e "ter" no presente com poucos erros. | - |
58 | Diz se os objetos estão abertos ou fechados. | - |
3 a 4 Anos |
59 | Expressa diminutivos e aumentativos quando fala. | - |
60 | Presta atenção por 5 minutos a uma estória lida. | - |
61 | Obedece à sequência de 2 ordens não relacionadas. | - |
62 | Diz seu nome completo quando solicitado. | - |
63 | Responde perguntas simples envolvendo "Como". | - |
64 | Emprega verbos regulares no passado. | - |
65 | Relata experiências imediatas. | - |
66 | Diz como são usados objectos comuns. | - |
67 | Expressa acções futuras empregando os verbos "ir", "ter" e "querer". | - |
68 | Utiliza adequadamente masculino e feminino na fala. | - |
69 | Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores. | - |
70 | Conta 2 fatos na ordem de ocorrência. | - |
4 a 5 Anos |
71 | Obedece a uma sequência envolvendo 3 ordens. | - |
72 | Demonstra compreensão de verbos reflexivos, usando-os ocasionalmente (pe. ele se machucou). | - |
73 | Consegue identificar objectos / figuras que formem par sob solicitação. | - |
74 | Emprega o futuro ao falar. | - |
75 | Usa orações compostas por coordenação. | - |
76 | Consegue identificar a parte de cima e de baixo de objectos, quando solicitado. | - |
77 | Emprega ocasionalmente o condicional ao falar (poderia, pudesse, iria, seria, faria). | - |
78 | Consegue identificar absurdos em figuras. | - |
79 | Emprega as seguintes palavras: irmã(o), avó, avô. | - |
80 | Completa frases com antônimos. | - |
81 | Relata uma estória conhecida sem ajuda de figuras. | - |
82 | Em uma figura, nomeia o objecto que não pertence a uma determinada categoria. | - |
83 | Diz se duas palavras rimam ou não. | - |
84 | Usa frases complexas, compostas por subordinação. | - |
85 | Diz se um som é forte ou fraco. | - |
5 a 6 Anos |
86 | Consegue indicar alguns, muitos e vários elementos. | - |
87 | Diz seu endereço. | - |
88 | Diz o número de seu telefone. | - |
89 | Aponta para o conjunto que tem mais, menos ou poucos elementos. | - |
90 | Conta piadas simples. | - |
91 | Relata experiências diárias. | - |
92 | Descreve um local ou movimento: através ou entre, longe de, de / desde..., para, por cima de, até. | - |
93 | Responde à pergunta "Porque" com uma explicação. | - |
94 | Ordena e conta uma estória de 2 a 5 episódios na sequência correta. | - |
95 | Define palavras. | - |
96 | Responde adequadamente a pergunta "Qual o contrário de ...". | - |
97 | Responde a pergunta "O que acontece se...". | - |
98 | Usa "ontem" e "amanhã' correctamente. | - |
99 | Pergunta o significado de perguntas novas ou conhecidas. | - |
COGNIÇÃO |
N.º | Verificar se | Avaliação |
0 a 1 Ano |
01 | Remove um pano do rosto que obscureça sua visão. | - |
02 | Procura com o olhar um objecto que foi tirado de seu campo visual. | - |
03 | Remove um objecto de um recipiente colocando a mão dentro do mesmo. | - |
04 | Coloca um objecto em um recipiente imitando um adulto. | - |
05 | Coloca um objecto em um recipiente quando recebe instruções. | - |
06 | Balança um brinquedo que produz som, pendurado em um barbante. | - |
07 | Coloca três objectos em um recipiente e o esvazia. | - |
08 | Transfere um objecto de uma mão à outra para apanhar outro objecto. | - |
09 | Deixa cair e apanha um brinquedo. | - |
10 | Descobre um objecto escondido sob um recipiente. | - |
11 | Empurra 3 blocos como se fosse um comboio. | - |
12 | Remove um círculo de uma prancha, por imitação. | - |
13 | Coloca um pino redondo em uma prancha de pinos, quando solicitado. | - |
14 | Executa gestos simples quando requisitado. | - |
1 a 2 Anos |
15 | Retira 6 objectos de um recipiente, um por vez. | - |
16 | Aponta para uma parte do corpo. | - |
17 | Empilha 3 blocos, dada a ordem. | - |
18 | Emparelha objectos semelhantes. | - |
19 | Faz rabiscos no papel. | - |
20 | Aponta para si quando perguntam "Cadê o Fulano?" | - |
21 | Coloca 5 pinos redondos, dada a ordem. | - |
22 | Emparelha objectos com a figura do mesmo nome. | - |
23 | Aponta para a figura nomeada. | - |
24 | Vira as páginas de um livro (2/3 por vez) para encontrar a figura nomeada. | - |
2 a 3 Anos |
25 | Encontra determinado livro quando solicitado. | - |
26 | Completa um puzzle de encaixe de 3 peças. | - |
27 | Nomeia 4 objectos comuns em figuras. | - |
28 | Desenha uma linha vertical imitando um adulto. | - |
29 | Desenha uma linha horizontal imitando um adulto. | - |
30 | Copia um círculo. | - |
31 | Emparelha objectos com a mesma textura. | - |
32 | Aponta o "pequeno" e o "grande" quando solicitado. | - |
33 | Desenha (+) imitando um adulto. | - |
34 | Emparelha 3 cores. | - |
35 | Coloca objectos dentro, em cima e em baixo de um recipiente, dada a ordem. | - |
36 | Nomeia objectos quando ouve o barulho que fazem. | - |
37 | Monta um brinquedo de encaixe de 4 peças. | - |
38 | Nomeia ações em figuras ("O que ... está fazendo?"). | - |
39 | Emparelha forma geométrica com a figura da mesma. | - |
40 | Empilha 5 ou mais argolas em uma vara na ordem. | - |
3 a 4 Anos |
41 | Nomeia objectos como sendo grandes ou pequenos. | - |
42 | Aponta para 10 partes do corpo quando requisitado. | - |
43 | Aponta para menino e menina, dada a ordem. | - |
44 | Diz se um objecto é pesado ou leve. | - |
45 | Une 2 partes de uma figura para formar o todo. | - |
46 | Descreve 2 eventos ou personagens de uma estória familiar ou programa de televisão. | - |
47 | Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados. | - |
48 | Emparelha 3 ou mais objectos. | - |
49 | Aponta para objectos compridos ou curtos. | - |
50 | Diz quais objectos aparecem frequentemente juntos. | - |
51 | Conta até 3 imitando um adulto. | - |
52 | Agrupa objectos em categorias. | - |
53 | Traça um (V) em imitação. | - |
54 | Traça uma linha diagonal dado o exemplo. | - |
55 | Conta até 10 objectos, imitando um adulto. | - |
56 | Constrói uma ponte com 3 blocos por imitação. | - |
57 | Emparelha uma sequência ou padrão (tamanho, cor) de blocos ou contas. | - |
58 | Copia uma série de (V) interligados. | - |
59 | Acrescenta perna ou braço em um desenho incompleto da figura humana. | - |
60 | Completa um quebra-cabeças de 6 peças. | - |
61 | Indica se os objectos são iguais ou diferentes. | - |
62 | Desenha um quadrado imitando um adulto. | - |
63 | Nomeia 3 cores sendo requisitado. | - |
64 | Nomeia 3 formas geométricas (quadrado, triângulo e círculo). | - |
4 a 5 Anos |
65 | Apanha de 1 a 5 objectos quando solicitado. | - |
66 | Nomeia 5 texturas diferentes. | - |
67 | Copia um triângulo ao ser requisitado. | - |
68 | Recorda-se de 4 objectos que haviam sido vistos em uma figura. | - |
69 | Diz o momento do dia associado a cada actividade. | - |
70 | Repete rimas familiares. | - |
71 | Diz se um objecto é mais pesado ou mais leve (objectos com diferença de 0,5 quilo). | - |
72 | Diz o que está faltando quando um objecto é retirado de um grupo de 3 objectos. | - |
73 | Nomeia 8 cores. | - |
74 | Identifica o valor de 3 moedas. | - |
75 | Emparelha símbolos (letras e números). | - |
76 | Diz a cor de objectos nomeados. | - |
77 | Relata 5 principais factos de uma história contada 3x. | - |
78 | Desenha figura humana(cabeça, tronco e 4 membros) | - |
79 | Canta 5 estrofes de uma canção. | - |
80 | Constrói uma pirâmide de 10 blocos por imitação. | - |
81 | Nomeia objectos como sendo compridos ou curtos. | - |
82 | Coloca objectos "atrás", "ao lado" ou "junto" a outros. | - |
83 | Faz conjuntos iguais de 10 objetos,segundo modelo. | - |
84 | Nomeia ou aponta para a parte ausente da figura. | - |
85 | Conta de 1 a 20. | - |
86 | Identifica o objecto que está colocado no meio, em primeiro e em último lugar. | - |
5 a 6 Anos |
87 | Conta até 20 objectos e responde adequadamente à pergunta: "Quantos ... você contou?" | - |
88 | Nomeia 10 numerais. | - |
89 | Identifica qual a sua esquerda e qual a sua direita. | - |
90 | Diz as vogais em ordem. | - |
91 | Escreve seu nome com letras de forma. | - |
92 | Nomeia 5 letras do alfabeto. | - |
93 | Ordena objectos em sequência de comprimento e largura. | - |
94 | Nomeia as letras maiúsculas do alfabeto. | - |
95 | Coloca numerais de 1 a 10 na sequência correcta. | - |
96 | Identifica a posição de objectos em 1º, 2º e 3º lugar. | - |
97 | Nomeia as letras minúsculas do alfabeto. | - |
98 | Emparelha letras maiúsculas com minúsculas. | - |
99 | Aponta para numerais de 1 a 25. | - |
100 | Copia um losango. | - |
101 | Completa um labirinto simples. | - |
102 | Diz os dias da semana na ordem. | - |
103 | Soma e subtrai combinações de até 3 elementos. | - |
104 | Diz o mês e o dia de seu aniversário. | - |
105 | Lê 10 palavras impressas. | - |
106 | Prediz o que vai ocorrer. | - |
107 | Aponta para objectos inteiros e partidos ao meio. | - |
108 | Conta de memória de 1 a 100 (pedir que pare no 40, e continue no 80, caso não erre até o 40). | - |
AUTO-CUIDADOS |
N.º | Verificar se | Avaliação |
0 a 1 Ano |
01 | Suga e deglute líquidos. | - |
02 | Toma mingau / sopinha. | - |
03 | Estende as mãos em direção ao biberão, tentando pegá-lo. | - |
04 | Come alimentos peneirados dados pelos pais. | - |
05 | Segura o biberão sem ajuda enquanto bebe. | - |
06 | Leva o biberão até a boca ou a recusa, empurrando-a. | - |
07 | Come alimentos amassados dados pelos pais. | - |
08 | Bebe em uma chávena, segurada pelos pais. | - |
09 | Come alimentos semi-sólidos dados pelos pais. | - |
10 | Alimenta-se sozinho usando os dedos. | - |
11 | Segura a chávena com ambas as mãos e bebe. | - |
12 | Leva a colher cheia de comida até a boca com ajuda. | - |
13 | Estica braços e pernas ao ser vestido. | - |
1 a 3 Anos |
14 | Come com colher de modo independente. | - |
15 | Segura a chávena com uma só mão e bebe. | - |
16 | Coloca a mão na água e dá tapinhas no rosto com as mãos molhadas, imitando alguém. | - |
17 | Senta-se em um piniquinho ou sanita infantil por 5 min. | - |
18 | Coloca um chapéu na cabeça e o remove. | - |
19 | Tira as meias. | - |
20 | Empurra os braços pelas mangas e os pés pelas pernas da calça. | - |
21 | Tira os sapatos quando os atacadores estiverem desamarrados | - |
22 | Tira o casaco quando desabotoado. | - |
23 | Tira a calça quando desabotoada. | - |
24 | Puxa um fecho grande para cima e para baixo. | - |
25 | Utiliza palavras ou gestos indicando necessidade de ir a casa de banho. | - |
26 | Alimenta-se sozinho usando colher ou chávena, derrubando um pouco de comida ou derramando pouco líquido. | - |
27 | Quando recebe uma toalha enxuga as mãos e o rosto com ajuda. | - |
28 | Suga líquido do copo ou chávena usando palhinha. | - |
29 | Dá garfadas. | - |
30 | Mastiga e engole apenas substâncias comestíveis. | - |
31 | Enxuga as mãos sem ajuda ao lhe darem uma toalha. | - |
32 | Avisa que quer ir a casa de banho, mesmo sendo tarde demais. | - |
33 | Controla sua baba. | - |
34 | Urina ou defeca quando colocado no piniquinho pelo menos 3 vezes por semana. | - |
35 | Calça os sapatos. | - |
36 | Escova os dentes imitando um adulto. | - |
37 | Retira roupas simples que foram desabotoadas. | - |
38 | Usa a casa de banho para defecar(falha apenas 1x por semana). | - |
39 | Obtém água de uma torneira sem ajuda. | - |
40 | Lava as mãos e o rosto com um sabonete. | - |
41 | Avisa que quer ir a casa de banho durante o dia a tempo. | - |
42 | Pendura o casaco em um gancho da sua altura. | - |
43 | Permanece seco ao dormir durante o dia. | - |
44 | Evita riscos, por ex: pontas em moveis e escadas sem corrimão. | - |
45 | Usa guardanapo quando recomendado. | - |
46 | Espeta o garfo na comida, levando-a à boca. | - |
47 | Despeja líquido de uma peq. jarra para o copo sem ajuda. | - |
48 | Desprende roupas presas com o feixe de pressão. | - |
49 | Lava seus braços e pernas ao lhe darem banho. | - |
50 | Coloca meias. | - |
51 | Veste casaco, malha ou camisa. | - |
52 | Identifica a parte dianteira da roupa. | - |
3 a 4 Anos |
53 | Alimenta-se sozinho por toda a refeição. | - |
54 | Veste-se só, precisando de ajuda apenas quanto há malhas ou camisetas com golas cerradas ou botões e fechos. | - |
55 | Enxuga o nariz quando lembrado. | - |
56 | Acorda seco 2 manhãs por semana. | - |
57 | Se menino, urina na sanita, em pé. | - |
58 | Veste-se e despe-se sozinho, excepto quanto à botões e fechos em 75% das vezes. | - |
59 | Fecha a roupa com fechos de pressão ou de gancho. | - |
60 | Assoa o nariz quando lembrado. | - |
61 | Evita perigos corriqueiros, por ex: caco de vidro. | - |
62 | Pendura roupa no cabide e põe no armário quando pedem. | - |
63 | Escova os dentes quando recebe instrução. | - |
64 | Coloca luvas. | - |
65 | Desabotoa botões grandes. | - |
66 | Abotoa botões grandes. | - |
67 | Calça botas. | - |
4 a 5 Anos |
68 | Limpa o que derramou por conta própria. | - |
69 | Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais. | - |
70 | Desabotoa sua roupa. | - |
71 | Abotoa sua roupa. | - |
72 | Retira prato e talheres da mesa. | - |
73 | Encaixa fecho em sua terminação. | - |
74 | Lava as mão e o rosto. | - |
75 | Usa talher apropriado para alimentar-se. | - |
76 | Acorda de noite para ir a casa de banho, ou acorda seco. | - |
77 | Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes sem ser lembrado | - |
78 | Toma banho só, precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço e orelhas. | - |
79 | Usa faca para espalhar manteiga no pão. | - |
80 | Aperta e afrouxa cintos ou fivelas. | - |
81 | Veste-se sozinho, mas não dá laços. | - |
82 | Serve-se à mesa enquanto seguram a travessa de comida. | - |
83 | Ajuda a pôr a mesa correctamente quando recebe instruções. | - |
84 | Escova os dentes. | - |
85 | Vai a casa de banho à tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda. | - |
86 | Penteia ou escova cabelos compridos. | - |
87 | Pendura roupas em cabides. | - |
88 | Anda pela vizinhança sem constante supervisão. | - |
89 | Enfia cordões em sapatos. | - |
90 | Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos. | - |
5 a 6 Anos |
91 | É responsável por uma tarefa semanal e a executa ao ser lembrado. | - |
92 | Selecciona roupas apropriadas ao clima e ocasião. | - |
93 | Pára no passeio, olha para ambos os lados, e atravessa a rua sem precisar ser lembrado. | - |
94 | Serve-se à mesa e passa aos demais a panela de comida. | - |
95 | Prepara sua própria chávena de café com leite. | - |
96 | É responsável por uma tarefa diária em casa. | - |
97 | Ajusta a temperatura da água para o banho. | - |
98 | Prepara seu própria sandes ou lanche. | - |
99 | Anda sozinho até a distância de 2 quadras de casa. | - |
100 | Corta alimentos tenros com faca. | - |
101 | Encontra a casa de banho correcta em local público. | - |
102 | Abre a embalagem de leite. | - |
103 | Apanha uma bandeja com comida, levando-a e pondo sobre a mesa. | - |
104 | Amarra os cordões em casacos com capuz. | - |
105 | Aperta o cinto de segurança do automóvel. | - |
DESENVOLVIMENTO MOTOR |
N.º | Verificar se | Avaliação |
0 a 1 Ano |
01 | Alcança um objecto colocado à sua frente (15 a 20 cm.). | - |
02 | Apanha um objecto colocado à sua frente (8 cm.). | - |
03 | Estende os braços em direção a um objeto à sua frente e o apanha. | - |
04 | Alcança um objecto preferido. | - |
05 | Coloca objectos na boca. | - |
06 | Eleva a cabeça e o tronco apoiando-se nos braços, ao estar deitado de barriga para baixo. | - |
07 | Levanta a cabeça e o tronco apoiando-se em um só braço. | - |
08 | Toca e explora objectos com a boca. | - |
09 | Em DV, vira de lado e mantém esta posição ½ das vezes. | - |
10 | Em DV, vira de costas. | - |
11 | Em DV, move-se para frente o equivalente a sua altura. | - |
12 | Em DD, rola para o lado. | - |
13 | Em DD, vira de barriga para baixo. | - |
14 | Faz esforço para sentar-se, segurando nos dedos do adulto | - |
15 | Vira a cabeça com facilidade quando o corpo está apoiado. | - |
16 | Mantém-se sentado por 2 minutos. | - |
17 | Solta um objecto para apanhar outro. | - |
18 | Apanha e deixa cair um objecto propositalmente. | - |
19 | Fica em pé com o máximo de apoio. | - |
20 | Estando em pé com apoio, pula para cima e para baixo. | - |
21 | Engatinha para apanhar um objecto (distante a sua altura). | - |
22 | Senta-se apoiando-se sozinho. | - |
23 | Estando sentado, vira de gatinhas. | - |
24 | Estando em DV consegue sentar-se. | - |
25 | Senta-se sem o apoio das mãos. | - |
26 | Atira objetos ao acaso. | - |
27 | Balança para frente e para trás quando de gatinhas. | - |
28 | Transfere objectos de uma mão para outra quando sentado. | - |
29 | Retém em uma das mãos 2 cubos de 2,5 cm. | - |
30 | Fica de joelhos. | - |
31 | Fica em pé, apoiando-se em algo. | - |
32 | Usa preensão de pinça para pegar objectos. | - |
33 | Engatinha. | - |
34 | Estando de gatinhas, estende uma das mãos para o alto. | - |
35 | Fica em pé com o mínimo de apoio. | - |
36 | Lambe a comida ao redor da boca. | - |
37 | Mantém-se em pé sozinho por um minuto. | - |
38 | Derruba um objecto que está dentro de um recipiente. | - |
39 | Vira várias páginas de um livro ao mesmo tempo. | - |
40 | Escava com uma colher ou pá. | - |
41 | Coloca pequenos objectos dentro do recipiente. | - |
42 | Estando de pé, abaixa-se e senta. | - |
43 | Bate palmas. | - |
44 | Anda com um mínimo de apoio. | - |
45 | Dá alguns passos sem apoio. | - |
1 a 2 Anos |
46 | Sobe escadas engatinhando. | - |
47 | Coloca-se em pé, estando sentado. | - |
48 | Rola uma bola imitando um adulto. | - |
49 | Sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta. | - |
50 | Coloca 4 aros em uma pequena estaca. | - |
51 | Retira pinos de 2,5 cm de uma prancha ou tabuleiro. | - |
52 | Encaixa pinos de 2,5 cm em uma prancha de encaixe. | - |
53 | Constrói uma torre de 3 blocos. | - |
54 | Faz traços no papel com lápis ou lápis de cera. | - |
55 | Anda sozinho. | - |
56 | Desce escadas sentado, colocando primeiro os pés. | - |
57 | Senta-se em uma cadeirinha. | - |
58 | Agacha-se e volta a ficar em pé. | - |
59 | Empurra e puxa brinquedos ao andar. | - |
60 | Usa cadeira ou cavalo de balanço. | - |
61 | Sobe escadas com ajuda. | - |
62 | Dobra o corpo sem cair para apanhar objectos no chão. | - |
63 | Imita um movimento circular. | - |
2 a 3 Anos |
64 | Enfia 4 contas grandes em um cordão em 2 minutos. | - |
65 | Vira trincos ou maçanetas em portas. | - |
66 | Salta no mesmo local com ambos os pés. | - |
67 | Anda de costas. | - |
68 | Desce escadas sem ajuda. | - |
69 | Atira uma bola a um adulto à 1 ½ de distância. | - |
70 | Constrói uma torre de 5 a 6 blocos. | - |
71 | Vira páginas de um livro, uma por vez. | - |
72 | Desembrulha um pequeno objecto. | - |
73 | Dobra um papel ao meio, imitando um adulto. | - |
74 | Desmancha e reconstrói brinquedos de encaixe por pressão. | - |
75 | Desenrosca brinquedos que se encaixam por roscas. | - |
76 | Chuta uma bola grande que está imóvel. | - |
77 | Faz bolas de argila, barro ou massinha. | - |
78 | Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-o sobre o dedo médio. | - |
79 | Dá cambalhota para frente com ajuda. | - |
80 | Dá marteladas para encaixar 5 pinos em seus orifícios. | - |
3 a 4 Anos |
81 | Faz um quebra cabeça de 3 peças. | - |
82 | Corta algo em pedaços com tesoura. | - |
83 | Pula de uma altura de 20 cm. | - |
84 | Chuta uma bola grande quando enviada para si. | - |
85 | Anda na ponta dos pés. | - |
86 | Corre 10 passos coordenando e alternando o movimento dos braços e pés. | - |
87 | Pedala com triciclo a distância de 1 metro e ½. | - |
88 | Balança em um balanço quando este está em movimento. | - |
89 | Sobe em um escorregador de 1,20m a 1,80m e escorrega. | - |
90 | Dá cambalhotas para frente. | - |
91 | Sobe escadas alternando os pés. | - |
92 | Marcha (anda de forma ritmada). | - |
93 | Apara a bola com ambas as mãos. | - |
94 | Desenha figuras seguindo contornos ou pontilhados. | - |
95 | Recorta ao longo de uma linha reta 20 cm, afastando-se pouco da linha. | - |
4 a 5 Anos |
96 | Fica em um só pé sem apoio por 4 a 8 segundos. | - |
97 | Muda de direção ao correr. | - |
98 | Anda sobre uma viga ou tábua, mantendo o equilíbrio. | - |
99 | Pula para frente 10 vezes sem cair. | - |
100 | Salta sobre uma corda suspensa a 5 cm do solo. | - |
101 | Pula de costas 6 vezes. | - |
102 | Rebate e apanha uma bola grande. | - |
103 | Une 2 a 3 pedaços de massa de modelar. | - |
104 | Recorta em torno de linhas curvas. | - |
105 | Encaixa objetos de rosca. | - |
106 | Desce escadas alternando os pés. | - |
107 | Pedala um triciclo fazendo curvas. | - |
108 | Salta em um só pé 5 vezes consecutivas. | - |
109 | Recorta um círculo em 5 cm. | - |
110 | Desenha figuras simples facilmente identificáveis (por ex: casa). | - |
111 | Recorta e cola formas simples. | - |
5 a 6 Anos |
112 | Escreve letras de imprensa maiúsculas, isoladas e grandes em qualquer lugar do papel. | - |
113 | Anda sobre uma tábua para trás, para frente e para os lados, mantendo o equilíbrio. | - |
114 | Caminha saltitando. | - |
115 | Balança em um balanço iniciando e mantendo o movimento. | - |
116 | Estica os dedos tocando o polegar em cada um deles. | - |
117 | Copia letras maiúsculas. | - |
118 | Sobe em escadas de mão ou de escorregador de 3 m. | - |
119 | Bate em um prego com martelo. | - |
120 | Rebate a bola à medida em que anda com direção. | - |
121 | Consegue colorir sem sair da margem em 95% das vezes. | - |
122 | Recorta figuras sem sair mais que 6 mm da margem. | - |
123 | Usa afiador de lápis. | - |
124 | Copia desenhos complexos (escola, navio). | - |
125 | Rasga figuras simples de um papel. | - |
126 | Dobra um papel quadrado 2x em diagonal por imitação. | - |
127 | Apanha uma bola leve com uma só mão. | - |
128 | Pula corda sozinho. | - |
129 | Golpeia uma bola com um bastão ou pedaço de pau. | - |
130 | Apanha um objecto no chão enquanto corre. | - |
131 | Paina uma distância de 3 m, ou usa skate. | - |
132 | Anda de bicicleta. | - |
133 | Escorrega descendo um monte de areia ou terra. | - |
134 | Anda ou brinca em piscina tendo água até a cintura. | - |
135 | Conduz um patinete dando impulso com um só pé. | - |
136 | Salta e gira em um só pé. | - |
137 | Escreve seu nome com letras de forma em caderno pautado. | - |
138 | Salta de uma altura de 30 cm. e cai na ponta dos pés. | - |
139 | Pára em um só pé sem apoio com olhos fechados por 10 segundos. | - |
140 | Dependura-se por 10 segundos em uma barra horizontal. | - |